Quem Somos

MISSÃO

Promover autonomia e melhoria na qualidade do atendimento ao parto e nascimento no nosso país.

INTENÇÃO

O Portal Hora Dourada reúne a maior rede de fotógrafos de nascimento e grupos de gestantes do Brasil com o propósito de disseminar informação de qualidade sobre parto e nascimento. O acesso às imagens e aos grupos abre caminho para que a mulher e sua família possam fazer escolhas mais conscientes para viver plenamente esse rito de passagem.

O Portal foi lançado nacionalmente em outubro de 2016. O objetivo é construir uma grande rede de fotógrafos de nascimento e grupos de gestantes que atuam em diferentes estados para disseminar informação de qualidade a respeito do parto. A iniciativa foi uma das selecionadas, entre 386 projetos inscritos, para receber o apoio do Social Good Lab Brasil – laboratório que ajuda a viabilizar projetos de impacto social que usam tecnologias e novas mídias para melhorar o mundo.

Um dos destaques do portal é a ferramenta de busca de fotógrafos – que atualmente conta com 36 profissionais de 10 estados. Além de facilitar a busca das famílias por fotógrafos especializados em parto, o portal promove diversas iniciativas de capacitação e de troca de experiências entre os profissionais cadastrados.

No Portal também é possível buscar grupos de gestantes que atuam em diversas cidades brasileiras. Estão cadastrados ou em processo de cadastramento 63 grupos de gestantes em 9 estados. Reconhecemos que os grupos de gestantes são importante fonte de informação, acolhimento e apoio às gestantes e suas famílias, por isso desenvolvemos esta ferramenta gratuita de busca no portal.

O impacto que geramos é fortalecimento da cultura de valorização da vida e do respeito ao nascimento como ato fisiológico, natural e essencial para saúde individual e coletiva.

SOBRE OS IDEALIZADORES DO PORTAL HORA DOURADA

Vívian Scaggiante e Suzanne Shub são proprietárias da empresa Além D’Olhar fotografia – que há oito anos trabalha com fotografia e filmagem de partos – e ativistas da humanização do parto. Em 2012, um vídeo de parto produzido por elas teve 2 milhões de acessos no You Tube em duas semanas. O boom de acessos chamou a atenção da produção do Programa Fantástico, exibido pela Rede Globo. Durante dois domingos consecutivos a emissora veiculou reportagens especiais sobre a humanização do parto no Brasil. O vídeo “Parto da Sabrina”  foi um marco para o fortalecimento do movimento da humanização do parto no Brasil. Vívian e Suzanne já realizaram mais de 15 workshops sobre fotografia de parto humanizado em dois anos, formando cerca de 150 profissionais. Elass também participam, atualmente, da produção dos filmes O Renascimento do Parto 2 e 3, que serão lançados em breve.

Régis Scaggiante, é naturólogo, trabalha com Psicoterapia Corporal Reichiana e Processo de Memória Profunda. Teve o nascimento da sua filha Pérola filmado em 2014 e a experiência que viveu com os partos domiciliares de seus dois filhos despertou o desejo de ajudar outros casais. Para conhecer mais sobre seu trabalho visite o site Vida Porã.

Vívian Scaggiante

“Buscar informação é o primeiro passo para a construção da autonomia e o empoderamento da mulher, fundamental para a melhoria da qualidade do atendimento ao parto e nascimento no país.”

Suzanne Shub

“Acreditamos que essas imagens tocam a alma quando mostram o amor puro inerente à chegada da vida.”

Régis Scaggiante

“Hoje em dia os valores estão distorcidos. A vida não é mais reconhecida por seu valor intrínseco. Este projeto tem um enorme potencial, pois se propõe, de forma inovadora, a catalisar mudanças radicais.”

COLABORADORES

Clara Fernandes

Arte Gráfica

Luciana Zenti

Imprensa

Conheça nossos parceiros apoiadores