Lela Beltrao - foto de parto

Quem somos

Quem Somos

MISSÃO

Promover autonomia e melhoria na qualidade do atendimento ao parto e nascimento no nosso país.

INTENÇÃO

O Portal HORA DOURADA é um site que reúne uma rede de fotógrafos, grupos de gestantes e vídeos informativos sobre gestação, parto e puerpério. O objetivo é transmitir informação através de fotografias, vídeos e entrevistas com profissionais da área de nascimento para promover autonomia e melhoria na qualidade do atendimento ao parto e nascimento no nosso país. O Portal está sendo lançado em fases. Neste primeiro momento, fotógrafos de nascimento estão sendo convidados a participar da construção de um extenso banco de dados onde estarão disponíveis informações e imagens de cada um dos profissionais que faz parte da rede. A segunda fase será um espaço de busca de grupos de apoio a gestantes em diferentes cidades que ajudem os casais a se preparar de forma mais consciente para a chegada do seu filho. A iniciativa foi uma das selecionadas, entre 386 projetos inscritos, para receber o apoio do Social Good Lab Brasil – laboratório que ajuda a viabilizar projetos de impacto social que usam tecnologias e novas mídias para melhorar o mundo. O impacto que geramos é fortalecimento da cultura de valorização da vida e do respeito ao nascimento como ato fisiológico, natural e essencial para saúde individual e coletiva.

SOBRE OS IDEALIZADORES DO PORTAL HORA DOURADA

Vívian Scaggiante e Suzanne Shub são proprietárias da empresa Além D’Olhar – que há sete anos trabalha com fotografia e filmagem de partos – e ativistas da humanização do parto. Em 2012, um vídeo de parto produzido por elas teve 2 milhões de acessos no You Tube em duas semanas. O boom de acessos chamou a atenção da produção do Programa Fantástico, exibido pela Rede Globo. Durante dois domingos consecutivos a emissora veiculou reportagens especiais sobre a humanização do parto no Brasil. O vídeo “Parto da Sabrina” (www.youtube.com/watch?v=qiof5vYkPws) foi um marco para o fortalecimento do movimento da humanização do parto no Brasil. Realizaram mais de 15 workshops sobre fotografia de parto humanizado em três anos, compartilhando seu conhecimento com mais de 150 profissionais. As fotógrafas também participam, atualmente, da produção dos filmes O Renascimento do Parto 2 e 3, que serão lançados em breve.
Régis Scaggiante, é naturólogo, trabalha com Psicoterapia Corporal Reichiana e Processo de Memória Profunda. Teve o nascimento da sua filha Pérola filmado em 2014 e a experiência que viveu com os partos domiciliares de seus dois filhos despertou o desejo de ajudar outros casais. Para conhecer mais sobre seu trabalho visite o site Vida Porã.

vivi

Vívian Scaggiante

“Buscar informação é o primeiro passo para a construção da autonomia e o empoderamento da mulher, fundamental para a melhoria da qualidade do atendimento ao parto e nascimento no país.”

perfil-su1

Suzanne Shub

“Acreditamos que essas imagens tocam a alma quando mostram o amor puro inerente à chegada da vida.”

regis1

Régis Scaggiante

“Hoje em dia os valores estão distorcidos. A vida não é mais reconhecida por seu valor intrínseco. Este projeto tem um enorme potencial, pois se propõe, de forma inovadora, a catalisar mudanças radicais.”

COLABORADORES

Clara Fernandes

Clara Fernandes
Mídias Sociais

Luciana Zenti

Luciana Zenti
Imprensa

Conheça nossos parceiros apoiadores

o-renascimento-do-parto-red
alem-dolhar-red
ministerio-da-saude_sus